6 dicas no uso de robôs

6 dicas no uso de robôs

Elaboramos 6 dicas no uso de robôs que vão mudar sua percepção no uso de robôs.

Quando pensamos em robôs de investimento, logo surgem diversas duvidas e preocupações, para isso vou listar 6 dicas no uso de robôs.

Temos que ter em mente que o robô precisa ter uma estratégia ou seja ele precisa de instruções especificas para decidir quando comprar e quando vender um ativo para obter lucro.

Essas instruções podem ser ajustadas com o uso de bons parâmetros.

Seguem abaixo algumas dicas para melhor uso de seus robôs de investimento.

1. Boa estratégia com parâmetros adequados.

Seu robô irá operar sozinho, sim, aplicando a estratégia que você definiu, mas se você não der as instruções corretas as possibilidades de se conseguir lucros são ínfimas.

O MetaTrader 5 oferece a área de backtest onde você poderá encontrar e testar as melhores combinações de parâmetros para entrada e saída de operações.

Ao escolher um novo conjunto de configurações faça novamente o teste para ver como ele se sai em um período passado.

2. Faça uma incubação/teste em conta DEMO.

Antes de colocar seu robô em conta real, gaste um tempo em uma conta demo para ver como ele se sai, se o conjunto de parâmetros esta adequado, se o robô esta fazendo as entradas e saídas conforme sua estratégia.

Não tenha pressa de colocar o robô em conta REAL, o cenário da bolsa muda todo dia, todos os dias haverão possibilidades de trades, lembre-se que o mercado é variável e os parâmetros também precisam mudar.

Dependendo do caso, você precisará atualizar os parâmetros de seu robô mensalmente, semanalmente e ate em períodos menores de tempo, tudo irá depender da sua estratégia.

3. Se você não sabe nada sobre robôs, nós podemos ajudar.

Se você não tem conhecimento do que são Robôs Investidores temos um artigo tratando de diversos itens, confira aqui:

O que são Robôs Investidores?

Se você já tem alguma noção do uso de robôs sabe que uma boa corretora lhe dará uma boa assessoria através de uma equipe de agentes autônomos de investimento, ferramentas para uso e controle dos seus trades e suporte.

Porem para a automatização de sua estrategia o ideal é procurar um profissional que tenha experiencia na plataforma que você deseja utilizar.

Para desenvolver seus robôs com o uso do Metatrader 5 conte com a assessoria da TraderBot – Robôs Investidores.

4. Não interfira na atividade do robô

Se você interferir demais no que o robô está fazendo, jamais saberá do real potencial e do desempenho dos parâmetros programados e começará a ficar confuso com os resultados obtidos no uso dos seus robôs.

Se o stop loss estiver programado, dificilmente você terá um prejuízo significativo e se os parâmetros foram bem escolhidos e testados, estatisticamente, ao fim de um período, o resultado obtido em backtest deverá ser reproduzido em conta real.

Claro que, para manter esse estado mental, o dinheiro que você está investindo através do robô não pode ser um dinheiro que você precise ou que represente o montante total de suas economias.

Lembre-se sempre de que  ninguém acerta sempre na bolsa, nem o melhor dos robôs nem o melhor dos traders.

Então não desista logo nos primeiros obstáculos que encontrar.

5. Cloud Metatrader/ Nuvem Metatrader : A solução mais segura para seu robô.

Já pensou em um computador que não desliga que não perde a conexão com a internet, que tem estabilidade e redundância nos sistemas.

É o que um cloud pode lhe proporcionar com segurança de ter um computador remoto com todas essas condições.

Você tem a opção de deixar seu robô operando no computador de sua casa, mas tenha em mente que, no meio de uma operação acaba a energia elétrica ou a internet cai, ou o computador trava, ou alguma peça do seu computador apresenta problema.

Você pode ficar comprado ou vendido em uma operação sem saber o que esta acontecendo no mercado?

É aqui que o investimento em um Cloud de confiança pode evitar que você tenha um grande prejuízo.

6. Scalper, day-trade, swing-trade,  position-trade, diversidade de tempos gráficos, o que deve priorizar?

Você pode usar robôs para automatizar qualquer periodicidade, e tempos gráficos diversos, mas não faz muito sentido.

Por exemplo você aplicar o uso de robô para position, onde as entradas acontecer as vezes 1 ou 2 vezes no ano.

Talvez para esse tipo de operação o simples uso das ferramentas de stop-loss e take-profit sejam suficientes para o bom andamento de seus trades.

Já em operações de swing-trade (operações que podem levar dias ou semanas) ou day-trade (que começam e encerram no mesmo dia) e até mesmo no scalper (operações que podem levar segundos ou minutos), a automatização destas estratégias é recomendada.

Visto que com a sua estratégia automatizada e parametrizada, isto lhe dará tempo para estudar e aperfeiçoar esta estratégia, ou criar estratégias novas para aumentar sua performance.