como funciona o investimento com robos

Como funciona o investimento com robôs?

A tecnologia tem evoluído todos os dias, e tem mudado a vida de muitas pessoas, diminuindo o longo prazo de aprendizado e democratizando o acesso ao mercado financeiro, mas como funciona o serviço de investimento automatizado com robôs e o que ele pode ajudar em seus investimentos?

Estudar e entender como o mercado financeiro funciona, praticar estratégias, conhecer os riscos, a gestão do capital e as possibilidades continua sendo uma tarefa obrigatória, mas investir e gerenciar usando um serviço de investimento automatizado pode ficar mais fácil.

O surgimento de plataformas de investimento automatizado como o Metatrader 5, vem trazer diversos benefícios para melhorar sua performance como investidor ou trader.

Os sites de informações, seu colega de trabalho, diversos meios de comunicação já estão utilizando o termo: investimento automatizado.

Afinal, esse tipo de serviço aproxima você das possibilidades de melhorar os seus rendimentos e te dá autonomia de escolha de como investir. Quem não prefere deixar o dinheiro trabalhando?

As barreiras para automatização de estratégias aparecem porque nem todo mundo se sente seguro para investir, principalmente quando se trata de investir com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Mas você sabia que esse é justamente o diferencial dos robôs investidores?

Então, antes de qualquer receio e julgamento, conheça o essencial sobre investimento automatizado e descubra porque esse tipo de serviço tem crescido tanto!

O que é o investimento automatizado com robôs

Investimento automatizado com uso de robôs é a parte do processo de investir, no qual ficará a cargo da estratégia escolhida pelo investidor e a partir de algumas configurações, poderá deixará seus investimentos no “piloto automático”.

Automatização de investimento na Bolsa

Nessa opção, o que se automatiza é a ação de investir em si. Ao automatizar investimentos na Bolsa quem escolhe os ativos, a carteira, a estratégia e afins é sempre o próprio investidor. A partir de seu conhecimento do mercado, ele escolhe o robô para operar em determinado papel e em vez de ficar enviando ordens de compra e venda manualmente por um home broker, ou plataforma, o investidor faz uso de estratégias e utiliza seus robôs para automatizar suas operações. Desse modo, ele pode operar na Bolsa sem estar em frente ao computador, tendo a possibilidade de acompanhar os investimentos para se certificar se está tudo bem.

A grande vantagem nessa opção é que você ganha tempo e ficam livres de se tornar reféns do pregão, uma vez que quem opera como scalper e day-trade precisa acompanhar gráficos e definir, sem qualquer influência emocional, quando comprar ou vender a todo momento durante o dia.

No Brasil a utilização de algoritmos para automatização de estrategias tem se tornado cada vez maior, visto que no mercado americano cerca de 75% das operações na bolsa já acontecem por meio de algoritmos.

Os robôs investidores são os responsáveis pela automatização

A tecnologia por trás do investimento automatizado são os robôs, que na verdade não são máquinas, mas sim linhas de programação ou seja algoritmos em sistemas específicos, programados para seguir ordens, interpretar regras, executar ações, gerando respostas de forma muito clara e precisa, sem erros e interferências.

Para automatizar as operações na Bolsa de Valores a principal peça é o robô investidor, que pode ser baseado em análise técnica, principalmente, e demais regras importantes. Conforme a necessidade do investidor, ele pode optar por robôs Metatrader 5 prontos disponíveis ou ele pode automatizar uma estratégia segundo suas próprias regras.

Como o nome já diz, quem usa são os investidores que já tem algum conhecimento sobre o mercado de ações, futuros e opções e podem escolher onde investir e de que forma.

Se você é um investidor na BM&FBovespa mas trabalha durante o pregão (que vai das 09:00 às 18:00 para a maioria dos ativos), criar uma estratégia para deixar um robô operando por você é a solução perfeita.

Benefícios e segurança ao automatizar seus investimentos

Para cada tipo de automatização há benefícios específicos, mas apesar de bastante diferentes podemos citar vantagens em comum:

  • Serviço online: você acompanha seus investimentos em uma interface simples em qualquer lugar com internet;
  • Segurança: não importa o que for proposto a executar, robôs agem com precisão, seguindo regras, sem erros e achismos;
  • O investidor no controle: não é o seu banco e nem qualquer outro agente dando a palavra final e tomando conta do seu investimento. É você!
  • Inteligência para investir: seja para definir onde alocar ou a precisão da execução de uma estratégia, o investimento automatizado traz a inteligência do mercado para o investidor.

Com tantas possibilidades e benefícios, é uma questão de tempo até você automatizar seus investimentos!