Robôs na Bolsa de Valores Brasileira

Robôs na Bolsa de Valores Brasileira

Com base em dados de 2014, cerca de 40% das operações foram realizadas por robôs na bolsa de valores brasileira, estas operações muitas vezes podem levar cerca de 10 milissegundos o que é mais rápido que um piscar de olhos, que demora 400 milissegundos.

Qual o Real impacto dos Robôs de investimento nas operações da Bolsa de Valores Brasileira e qual o objetivo dos proprietários desses robôs?

Logicamente que a resposta é ganhar dinheiro, e com essas operações extremamente velozes estes algoritmos buscam pequenos lucros em oscilações que normalmente passam despercebidas nos valores das ações.

Com a expansão de nosso mercado, softwares de automação como por exemplo Metatrader 5 tem chego ao público das corretoras de varejo o que deve impulsionar esses números, mas nem só de algoritmos de alta frequência que o mercado vive, os famosos HFT's dificilmente chegam ao público de varejo.

Você deve estar se perguntando, existem Robôs na Bolsa de Valores Brasileira, que tipo de estratégia pode ser automatizada?

Bom todo tipo de estratégia pode ser automatizada, e o funcionamento dos robôs atualmente não são de difícil compreensão.

Cada robô é programado com uma lógica interna o que chamamos de algoritmo, e este algoritmo executa as análises de acordo com cada estratégia nele programada, podendo ser com base em indicadores de análise técnica, na simples observação de de padrões, ou seja tudo que for discricionário pode ser automatizado.

Pela facilidade de uso que cada vez mais investidores estão automatizando suas estratégias, pois as maquinas tem um poder de processamento muitas vezes maior que o ser humano, e desta forma você não perde nenhuma oportunidade de executar sua operação.

Muitos iniciantes têm receio de usar robôs por acharem que não estão no controle de seus investimentos, decidindo cada operação, contudo é inegável a eficiência destes sistemas automatizados.

E você como faz seus investimentos?